Conheci o mercado de afiliação quando estava desempregada, e desde então trabalho com isso. No entanto não fiz minha primeira venda imediatamente. Em função disso vou para descrever como fiz minha primeira venda como afiliada na plataforma Hotmart usando meios orgânicos de divulgação.
Você pode ler várias narrações sobre a primeira venda como afiliado, e meio que todas elas tem notas semelhantes: A minha foi como a de muitos…
NOTIFICAÇÃO DE VENDAS NA MADRUGADA.
Não vou entrar em detalhes da minhas emoções, mas foi uma sensação legal!
A verdade é que desde esse dia compreendi mais sobre esse mercado, onde tudo funciona 24 horas por dia.
Se você não conhece, o marketing de afiliados é uma tática de vendas online, onde uma empresa ou produtor aumenta suas vendas usando afiliados para promover um produto ou serviço em uma plataforma online.
Então, se ganha uma comissão cada vez que alguém comprar o produto através de um link personalizado.
E foi assim que comecei, divulguei produtos da Hotmart e serviços da host de hospedagem do meu blog.
Mas por que o marketing de afiliados tem um sucesso tão grande?
Definitivamente porque fazer marketing de afiliação é um campo enorme para se trabalhar.
Há quem prefira divulgar:
- no youtube
- no Instagram
- no facebook
- em blogs
Essa é uma grande vantagem desse mercado, pois há flexibilidade e comodidade de trabalhar em casa e também poder escolher produtos e divulgá-los da forma que quiser.
Outros preferem vender somente para amigos e familiares.
No entanto não é tão simples, é um trabalho que exige dedicação. Por isso, neste post descrevi os 4 Passos que fiz para realizar minha primeira venda como afiliada na Hotmart.
1. BLOG
O meu primeiro passo foi criar este blog, e fiz minha primeira venda como afiliada mesmo iniciante na escrita e sendo sincera, minhas primeiras postagens foram bem ruins.
Contudo, ainda venho atualizando algumas postagens. Na verdade, essa é uma coisa bem comum nesse mundo de trabalho digital, porque aprendemos com os erros e conseguimos evoluir gradativamente.
A maioria dos produtores da Hotmart já foram iniciantes, e cresceram devagar também.
Nesse sentido, o meu blog me rendeu boas experiências, que vão desde a configuração do painel WordPress, criar conteúdos, habilidades de escrita e estudar conteúdos.
Além disso, o blog é o pilar central para o meu trabalho. Com um blog posso escrever o que considero útil e utilizo redes sociais juntamente para divulgar links, embora o trabalho maior esteja firmado aqui.
Fazer marketing nas redes sociais é maravilhoso, contudo, são terras alheias, e exigem muitas condições para permanecer usando. E com o crescimento das redes e usuários, a taxa de entrega de conteúdo para quem trabalha sem investir em anúncios é bem menor.
♡ Leia mais sobre esse assunto: Como trabalhar em casa com marketing de afiliado
2. CONTEÚDO ÚNICO
O segundo passo que dei logo após a criação do blog, foi continuar escrevendo artigos. Fui aprendendo, e consequentemente foram saindo cada vez mais únicos, ou seja, com meu ponto de vista, com minhas experiências e minhas ideias.
Mesmo estudando sobre assuntos para escrever aqui no blog, eu sempre deixo espaço para colocar minha interpretação sobre o assunto. E acredito que a escrita simples me ajudou a conseguir minha primeira venda como afiliada, pois sempre descrevi produtos que divulgo com bons argumentos.
Provavelmente pessoas se identificaram com minhas postagens e compraram através dos meus links. O que considero maravilhoso!!
A verdade é que assim que aprendemos ver o público, o conteúdo se torna mais assertivo, passamos ver o valor real de um conteúdo para a resolução de um problema e logo passamos a ser reconhecido pelo trabalho. Visto que a reciprocidade é uma técnica de gatilhos mentais e colocado em prática ajuda a gerar vendas.
E acredito mesmo que essa prática foi fundamental para conseguir fazer minha primeira venda na internet.
3. PRODUTO VALIDADO
Meu terceiro passo e o mais importante posso dizer, foi escolher e divulgar um produto validado no mercado, ou seja, pessoas que compraram o classificaram como bom.
Analisei o tempo que o produto estava no mercado da Hotmart, o grau de temperatura, e conferi atualizações do curso e o mais importante foi verificar se o produtor fazia marketing do produto.
Com essas informações anotada, me afiliei a alguns produtos e passei a divulgar aqui no blog e nas redes sociais.
Contudo, é bom mesmo promover produtos que você realmente usa ou que oferece suporte para garantir que você permaneça fiel ao seu público.
E esse foi um dos passos simples que me ajudaram nas minhas vendas.
4. PINTEREST
O quarto passo foi a cereja do bolo. Eu já tinha um blog, já havia escrito vários conteúdos e escolhido um bom produto. Então dediquei meu tempo a criar pins e pastas para fixar meus pins com o link do meu blog.
E isso gerou tráfego para meu blog, e posteriormente converteu em vendas.
No início achei o Pinterest complicado, logo depois vi que é muito simples usá-lo, em suma pessoas estão lá para buscar ideias ou informações e pessoas criam conteúdos para o público que buscam conteúdo.
Por fim, pessoas clicaram nos meus pins, gostaram dos meus conteúdos e compraram produtos digitais através dos meus links.
♡Leia meu melhor post sobre Pinterest: Práticas eficazes que faço para gerar tráfego com Pinterest
COMEÇAR NO MARKETING DE AFILIADOS
Sempre tem pessoas que querem aprender, e outras que estão dispostas a ensinar, desse modo o mercado de afiliação funciona como engrenagem, pessoas movem pessoas.
Por outro lado, eu investi em conhecimento, para repassar conhecimento. E pessoas que estão dispostas a trabalhar no mercado de marketing digital, também investirão.
Não é um trabalho simples e fácil, mas é um trabalho compensador, pois se aprende muito sobre o mundo de vendas e tecnologias que envolvem trabalho digital, e vale mais ainda por trabalhar com o que gosta.
Existem diversos nichos de atuação, e aqui no blog tem um post sobre a escolha do nicho ideal.
Em conclusão eu estudei com o curso do Alex Vargas o produtor do Curso Fórmula Negócio Online, e hoje divulgo aqui no meu blog, pois acredito que o mercado de afiliação é um trabalho honesto e original, pois cada um trabalha do seu jeito.
O curso conta com 19 módulos para montar um negócio online e mais 17 bônus focado em vendas como afiliado. MÉTODO VENDA RÁPIDA, INSTAGRAM PARA AFILIADOS, YOUTUBE PARA AFILIADOS, AFILIADO COM YOUTUBE SEM APARECER, MINISITES PARA AFILIADOS, FUTURO DOS AFILIADOS, DESAFIO – PLANO DE 60 DIAS, MÉTODO DE LANÇAMENTO COMPLETO
Veja o curso módulo por módulo e avalie-o.
FINALIZANDO
O marketing de afiliado está em alta, e sempre haverá produtores e empresas com essa modalidade de trabalho. No entanto basta escolher como e com o que você deseja investir seu tempo para estudar, praticar e ganhar habilidades para fazer muitas vendas na internet.
E logo verá uma gama de possibilidades que o mercado digital pode proporcionar.
Espero que você tenha compreendido um pouquinho como funciona o mundo do marketing de afiliados, através da minha experiência.
♡ Obrigada por ler essa postagem até o fim.
Deixe seu comentário, pode ser uma sugestão de postagem!!😚
♡Siga no Pinterest jobfeminino
♡Siga o blog no Instagram @jobfemininoblog
5 comentários
Que lindo este blog! Parabéns pela primeira venda,
Oi Clau, a primeira venda é maravilhosa, e dá aquele gás para continuar os projetos. Obrigada pela visita!
Oi! Sou afiliada na Amazon , shopee e Hotmart . O último estava largado e resolvi estudar mais e voltar e acabei me afiliando a um produto seu ! Justamente por achar seu trabalho incrível e acreditar que esse mercado está em alta . Sou mãe de gêmeos e tem sido uma luta dar conta de tudo e estou precisando muito de grana pra manter tudo , se Deus quiser vou conseguir!
Oi Fernanda, que maravilha saber um pouquinho da sua história! Obrigada por me acompanhar e estou torcendo por você querida! Siga em frente que vai da muito certo! Obrigada!
Parabéns por compartilhar sua experiência com a gente.
Tenho um blog, já tem google adsense e agora estou me afiliando a alguns produtos.
Pessoal diz que pode demorar coisa de 6 meses pra vender até né?!
Em quanto tempo vc demorou pra fazer sua primeira venda?