Tráfego e blog é como queijo e goiabada-literalmente! E gerar tráfego com Pinterest foi uma das coisas que mais busquei conhecer para tornar o meu blog notado na internet.
De certo, foi a forma mais eficaz que encontrei para gerar um trafego considerável e vender como afiliada digital no meu blog.
Se você já conhece e usa o Pinterest sabe que a principal função dessa plataforma é a exposição de conteúdo visuais. E similar ao Google, é também um mecanismo de busca, por isso é tão eficiente para blogs.
Logo é preciso fazer otimizações e conhecer as boas práticas que toda mídia digital precisa para ser merecedor de um trafego qualificado.
Ressalto que apliquei essas práticas e não tive resultado imediato, foram em alguns meses. O Pinterest sempre desconfia de novos usuários, o melhor jeito é trabalhar com constância e aplicar essas práticas que são eficientes para conseguir tráfego com Pinterest. Venha conhecer!
♡Te mostro nesse post: Como fiz minha primeira venda como afiliada Hotmart em 4 passos
USO CONTA BUSINESS
Eu criei uma conta do zero no Pinterest e logo em seguida alterei para uma Conta Business para ter acesso as funções de Analytics e configurações de contribuição com o blog.
E mesmo é possível agendar pins e fazer impulsionamento de conteúdo. Como sempre usei meios de tráfego orgânico para o blog nunca testei essa funcionalidade do Pinterest.
Se você já tem uma conta pessoal antiga no Pinterest e pretende usar para seu blog. Altere para uma conta de negócios e você ganhará um ponto a mais com a ferramenta.
REIVINDIQUEI MEU SITE PARA GERAR TRÁFEGO COM PINTEREST
Fazer a reivindicação foi um passo simples e necessário para gerar trafego com Pinterest. Eu fiz em pouco minutos e consigo ter mais acesso a análises da minha conta e facilitou para o publico encontrar meu conteúdo e visitar o blog.
Para indexar seu site na sua conta vá em Configurações> Reivindicar.
OTIMIZEI MINHA BIO
Após a reivindicação, o site aparece na bio e essa já é uma forma de gerar tráfego com Pinterest. E com a otimização da bio consigo ganhar mais seguidores. Seguidores são importantes para salvar pins e ajudar na divulgação do conteúdo.
Na minha bio descrevi sobre o que faço no blog e o conteúdo que publico em meus pins. Utilizei hastags nas palavras chaves e acrescentei uma chamada de atenção para visitarem meu blog.
São permitidos apenas 160 caracteres na bio, e para otimiza-la deve ser direto a ponto e escrever de forma clara sobre o que você faz.
USO MINHA FOTO NO PERFIL
Por um bom período usei minha logotipo no Pinterest. E preferi trocar por foto no perfil para gerar mais conexão com as pessoas que me seguem e me tornar autoridade no meu nicho.
Com a foto no meu perfil , observei que tive mais salvamento nos meu pins, acredito que seja porque as pessoas já conhecem meu perfile estilo de postagem no meu blog.
Se você optar por adicionar uma foto, selecione uma imagem que mostre bem seu rosto, e que tenha uma boa iluminação.
USO UMA PALETAS DE CORES NOS PINS
Meus primeiros pins saíram como uma salada de frutas e bem desajeitosos. E sempre mentalizei que precisaria manter um padrão de cores para marcar meu pins. Criei uma paleta de cores, e me certifiquei que ficaria bom em meios a outros pins.
Como o Pinterest é 100% visual, pins sem cores não se destacam e com muitas cores desarmonizam. Pesquisei muito sobre paletas de cores e me criei o ♡post: Identidade Visual: 3 formas de criar uma paleta de cores no Canva.
Leia a postagem e veja como escolho e crio paletas de cores de forma simples e rápida.
CRIEI UMA IDENTIDADE PARA MEUS PINS
Empreguei alguns detalhes em meus pins, e a principal identidade foi a paleta de cores, depois escolhi uma variação de fontes e elementos.
Minha ideia sobre criar uma identidade para pins não é dizer que todos serão idênticos, que sim, serão definidos como parte da identidade visual do meu negócio. Na certa uma identificação nos pins faz a diferença para conseguir tráfego com Pinterest.
VARIO OS TÍTULOS NOS PINS
Fazer variações de títulos conta e muito para gerar tráfego no Pinterest. Não necessariamente precisa ser apenas o título da postagem. Eu sempre uso variações que expressam o mesmo sentido ou ideia da postagem.
E uso até mesmo subtítulos das postagens nos pins. Essa é uma boa estratégia que uso para verificar quais títulos e conteúdos chamam mais atenção do público.
E a prática que faço constantemente é usar 3 títulos diferentes em 5 novos pins, sempre alterando os layouts dos pins. Essa maneira eu consigo mais clicks nos meus links.
SEMPRE OTIMIZO MEUS PINS
O Pinterest é um mecanismo de busca, ele não ler imagens, mais consegue ler as informações gravadas nos pins. Por isso, após criar meus pins no Canva, salvo com palavras chaves. E sempre me certifico de adicionar os pins corretamente.
As informações do pin ficam no título, na descrição, nas hashtags. Por isso sempre observo para não subir Pins no Pinterest com a descrição “Pin1234 PNG”.
APLICO SEO PARA GERAR TRÁFEGO COM PINTEREST
SEO é uma otimização para que os robôs de busca encontrem pins quando pessoas fazem pesquisas no Pinterest. E as otimizações para SEO que aplico são adicionando palavras chaves das postagens do meu blog e do meu nicho:
- Na bio
- Nas minhas pastas
- Nas descrições do Pin
- Nos títulos
- Nos links
- Nas imagens
Em conjunto essas práticas ajudam entregar os meus pins para quem procura ou revela como assuntos relacionados para os usuários e assim consigo gerar mais tráfego com Pinterest.
FAÇO DESCRIÇÃO EM CADA PIN
Sempre faço uma pequena descrição sobre o que contém na postagem, além do título. Utilizo palavras chaves na descrição e faço chamada de ação para pessoa ler o post no blog.
Tem uma quantidade de caracteres que pode adicionar na descrição, por isso destino metade para um resumo da postagem e outra para as hashtags.
OTIMIZO O PIN COM HASHTAGS
Uso hashtags para aumentar as chances de meu pins serem encontrados. Antes de criar o pin, pesquiso boas hashtags na barra de pesquisa do Pinterest, geralmente uso algumas de assuntos relacionados a postagem, do nicho e do conteúdo.
As hashtags também ajudam pessoas a encontrarem pins, perfis e pastas.
ORGANIZO MINHAS PASTAS
Além de criar pastas relacionadas ao meu nicho, eu otimizo colocando uma breve descrição nas pastas com palavras chaves, e também escrevo algumas hashtags . As pastas servem para seguidores encontrarem pins do nicho e também para adicionar os pins criados.
Quanto mais pastas e mais pins que ajudem o público mais se gera visualizações e gera tráfego com pinterest para o blog.
FAÇO CTA NOS PINS
As duas chamadas de ação que faço em meus pins são: “clique no pin” e “salve o pin”…E sempre analiso a quantidade de cliques no pin.
É uma prática simples, e muito eficaz para gerar trafego com Pinterest.
INFOGRÁFICOS SÃO ÓTIMOS PARA GERAR TRAFEGO COM PINTEREST
Os infográficos são conteúdos de fácil consumo e dá para trabalhar a estratégia de deixar o usuário do Pinterest com curiosidade para saber o restante da informação no blog. A pouco tempo comecei a criar infográficos para postar no Pinterest.
No entanto, ainda estou experimentando alguns modelos de infográficos.
FICO DE OLHO NO ANALYTICS
O analytics é meu braço direito para gerar trafego. Pois é nele que averiguo as estatísticas dos meus pins. Quando um dos meus pins viralizam eu estudo sobre assuntos semelhantes para criar mais conteúdo e gerar trafego com Pinterest para meu blog. Essa prática é infalível!
CRIO PINS COM FREQUENCIA
Não existe uma frequência de postagens tabelada pelo o Pinterest. Visto que o Pinterest é uma plataforma de conteúdo é bom ter constância para ter bons resultados.
Como eu disse no início da postagem, eu não obtive tráfego no primeiro mês, mas conforme eu fui conhecendo a plataforma, me dediquei a me manter postando no mínimo 2 posts por dia. Lógico que não fui tão fiel, teve e tem dias que eu não crio pins.
Mesmo com a função de agendar pins facilite minha vida no Pinterest, ainda assim é uma correria.
INTERAJO COM O PINTEREST
Recebo e-mails diários do Pinterest, com sugestões de perfis, contas, pastas e pins. Sempre notei que ele escolhe conteúdos relacionado ao meu nicho. Então a única coisa que faço é esperar os e-mails e interagir na plataforma.
Por mais simples que seja me manter interativa no Pinterest está me ajudando a crescer meu perfil.
POSTO EM HORÁRIOS ESTRATÉGICOS
Fiz inúmeros testes de horários para chegar a conclusão do melhor horário para postar para o público do meu nicho. E postar em horários estratégicos me ajuda a ter tráfego diariamente no meu blog.
E você precisa descobrir qual horário ideal para postar para seu público. Basicamente você deve analisar como se comporta seu público dependendo do gênero.
MINHAS CONSIDERAÇÕES FINAIS
Não há como receber tráfego como num passe de mágica no Pinterest.
No entanto, se você seguir essas técnicas, com o tempo, começará a perceber que seu blog estará recebendo mais tráfego do Pinterest. Esses resultados serão a soma de consistência e analises do que funciona para você e seu público.
Eu me dedico em média 1 hora por dia no Pinterest, criando pins e aplicando essas práticas para gerar trafego com Pinterest no meu blog. E se funciona pra mim, na certa funcionará para você!
♡Deixe seu comentário ou sugestões abaixo!
Siga o blog no Instagram ♥︎ @jobfemininoblog
Siga no Pinterest ♥︎ jobfeminino
2 comentários
Excelentes técnicas. Obrigada por compartilhar esse conteúdo tão rico de informações!
Oi Aline, Obrigada!