A internet expandiu o mundo dos blogs, hoje basicamente só precisa um computador qualquer e internet para você criar um blog e fazer dele um negócio, seja como for se você é novo nesse mundo, vai achar essas informações interessantes primeiro porque muitas pessoas ainda não entendem o que é um blog.
Essa afirmação se dá pela minha primeira experiência com blog, e das dúvidas de muitos que estão começando e não sabem ao certo.
Em síntese quero compartilhar com você neste post o que é um blog, as suas origens, os tipos, as suas serventias e minha consideração sobre porque criar um, esse assunto é relevantes não somente a quem quer criar um blog mais também para conhecer a evolução da interação através dos blogs.
Antes de tudo quero te convidar para se inscrever na minha lista de email, para você receber os melhores assuntos que só envio na minha caixa de mensagens.
CONCEITO E HISTÓRIA
Vamos conhecer o conceito de blog e sua criação
Diário Online é a simples conceitualização de “Web Log” que foi a abreviação dada pelo americano Jorn Barger que criou a primeira ferramenta de blog em 1997. Porém foi Peter Merholz que criou o termo blog.
Segundo o sitedecuriosidades.com até hoje o primeiro blog criado por Jorn Barger tem a mesma personalização, mantendo assim sua originalidade.
Na época os blogs não tinham dinamismo, bem diferente do que é hoje, onde as personalizações são diversos.
No mesmo ano que foi criado o termo blog surgiu o primeiro blogueiro brasileiro chamado Edney Souza que fez negócio com blog e lucrou muito, após o lançamento da internet em 2000 aqui no Brasil.
Os blogs eram escritos como diários, o filme que faz essa referência é Julie & Julia que foi lançado em 2009.
Se você nunca assistiu, ele conta uma história de uma jovem americana que se desafia a blogar por 365 dias para escrever 524 receitas de Julia Child a sua inspiradora culinária. Em alguns momentos ela escreve em seu blog sobre o que acontece no trabalho e no cotidiano, típico de blogs pessoais.
VOCÊ SABE O QUE É BLOGAR?
Blogar é manter o blog atualizado com postagens e compartilhamento de conteúdo. Nesse caso é o que fiz aqui para você ler esse conteúdo.
No início o trabalho de um blogueiro é sempre está com as mãos atoladas no teclado fazendo pesquisas e buscando assuntos relevantes para seu leitores. Com o tempo fica mas fácil adquirir habilidades, e com isso se torna mais prático. Lembrando que blogar não necessariamente precisa ser diário.
Criar bons conteúdos demanda tempo, uma boa maneira para iniciar é escrever bons artigos e não quantidades sem qualidade.
O QUE É E O QUE FAZ UM BLOGUEIRO
Blogueiro(a) é quem possui um blog e administra compartilhando seu conhecimentos. Que se mostra autoridade no seu nicho de atuação, com conteúdos próprios, mostrando sua notoriedade com escrita autêntica.
BLOGUEIRO É PROFISSÃO OU NEGÓCIO
Foi criado um projeto de lei em 2017 para regulamentação, não há status sobre o progresso, mas por lado o blog pode ser um modelo de negócio, e quase sempre indispensável para quem monta um negócio online.
Na verdade essa é a vantagem do blog, você não precisa compactuar com apenas um modelo de trabalho, se cansou, dá para mudar e crescer sem falhas.
O QUE ESCREVER EM UM BLOG
Absolutamente tudo de relevância ao público ao qual se destina o foco do blog. No entanto blog é realidade, e você pode escrever de tudo, desde seus conhecimentos e até experiências da sua vida. Depende muito do seu objetivo.
Não importa se é blog profissional ou pessoal, a regra é simples, conteúdo de qualidade ao qual vai ajudar o leitor.
COMO FUNCIONA UM BLOG
A dinâmica de um blog é sempre que adicionadas novas publicações elas ficam em primeiro, assim como revista de moda por exemplo. Além do mais os posts antigos podem ser atualizados voltando assim a ter relevância.
O funcionamento é bem simples eles não seguem um modelo padrão, porque cada tema oferece diferentes formas de personalização.
Mas em geral os blogs contém:
Menu: Barra que fica na parte de cima que deve conter páginas, “sobre” e “contato”. No entanto a barra pode ser usada para organizar os posts por categorias.
Sidebar( widgets): Barra fica na lateral e pode ser introduzidos,nuvens de tags, categorias, banners, caixa de coleta de e-mail, anúncios e outros.
Rodapé: A parte de baixo são mais usadas para colocar o mapa do site, postagens relacionadas, termos de uso do site, sobre o autor entre outras informações.
Páginas: As páginas ficam estáticas, são usadas para oferecer serviços e produtos. E pode ser também para apresentar o blog. No geral pode se criar uma infinidades de páginas pois elas também servem para organizar conteúdos no blog.
Postagens: Os posts publicados podem ficar organizado em galeria, lista e grades, com ou sem dados do autor e da publicação, alguns usam um breve resumo no início da postagem na galeria.
Links: Os links dão acessos para encontrar páginas dentro e fora do blog e são ideias para vender serviços como afiliados.O uso mais frequente é para oferecer assuntos relacionados dentro do próprio post.
PARA QUE SERVE UM BLOG
Blog serve para construir autoridade e construir uma marca, quando você usa seu conhecimento de nicho para criar postagens informativas e atraentes o seu público cria confiança, logo você venderá mais seus produtos ou serviços.
Blogs são plataformas de conhecimento, você pode aprender a criar uma receita através de um blog, pode ensinar leitores através de curso online, pode vender seus produtos seja físicos ou digital, mostrar seu ponto de vista sobre assuntos controversos, pode sugerir serviços que você aprovou, pode também oferecer seus serviços especializados e até arrumar um emprego.
Tudo depende do que você quer com blog, desde que você ame o que faça, blogs podem te dá uma variedade de serventias.
Além do mais eles podem servir para como ponte para quaisquer negócio online, pois passam confiabilidade. Um blog atualmente é multifuncional, as empresas usam para oferecer informações aos seus clientes, jovens usam como forma de expressão, mulheres usam para se conectarem com experiências similares, e assim eles são usados para passar uma informação verdadeira, dicas e informações rica em detalhes.
COMO OS BLOGS SE POPULARIZARAM
Os blogs foram feitos para atender a necessidade de quem queria escrever sobre assuntos de seus interesses, e isso os fez se tornarem populares.
Mas antes disso o que os fez tornar a notoriedade foram as mídias de notícias, que divulgavam informações e opiniões ao público, o que logo repercutiu.
E daí foram crescendo o usos por empresas que visavam aproximar de clientes com informações atualizadas e podendo interação por comentários.
E logo depois pessoas comuns viram essa ferramenta um meio para explorarem seus potenciais, muitos se qualificaram para usar para trabalho. Como resultado hoje muitos blogueiros vivem de suas rendas através de seus blogs.
QUAIS SÃO OS TIPOS DE BLOG
Eles são recomendados pelas versatilidade, e os formatos que eles oferecem.
Os mais comuns atualmente são os pessoais e de nicho específico. No entanto algumas empresas já implementaram blogs em seus sites.
Porém existe sobre organizações, educacionais, corporativo, convidados, empresarial entre outros. Vou citar como exemplos dois mais usados que são:
PESSOAIS
Esse tipo oferece conteúdos mais dinâmicos, descontraídos e assuntos relevantes para um público engajado, pois ele é mais voltado a experiências e o dia a dia do autor. Sempre com uso de linguagem informal, e o que mas se encaixam nesse tipos são assuntos sobre:
- estilo de vida
- Dicas e tutoriais
- Experiências
- Opinião sobre produtos e serviços e etc…
NICHO DE MERCADO
Os nichos de mercado expandiram os blogs, antes usando para fins pessoais e empresariais. Agora muitos são criados com um público mas centralizado em vontades em comum e o conteúdo são mais amáveis para mostrar soluções ao público. Abaixo alguns exemplo:
- Marketing digital
- Maternidade
- Viagens
- Culinária
SABE A DIFERENÇA DE BLOG E SITE?
Um blog é um site, mas um site não é um blog
Entendeu? se não! Tudo bem vou explicar melhor…
Existe uma variedade de sites, como:
- lojas virtuais
- portais
- Institucional
- mine site
- Midiático…
No entanto vou te mostrar 3 tipos para você entender a diferença entre eles que são sites, site com blog e apenas blog.
Sites: O modelo de site é comum ter uma página estática que ao contrário de blogs não tem a parte de comentários. Os assuntos não são atualizados com frequência e são mais úteis para empresas e site de marcas, pois o conteúdo é mais formal, e sempre se utiliza a primeira pessoa do plural “nós”.
Site e blog: No entanto alguns sites não se limita apenas a página estática e usam um menu blog para oferecer assuntos relevantes sobre seus produtos aos clientes. Esse tipo são mais estratégicos no marketing de conteúdo, pois visam oferecer informações relevantes aos seus leitores oferecendo seu serviços. A dinâmica quase sempre é comunicar encantar e vender.
Esse exemplo da Hostgator é um site exclusivo para serviços como hospedagem de site, mas eles também tem um blog integrado ao site.
Blog: Por fim existe o blog que é apenas postagens e páginas, ou seja para manter atualizações. São mais acessados pois podem conter vários formatos de conteúdos. como imagens, vídeos, podcasts, gifs…
São mais liberais na escrita e são mais utilizados para negócios de nicho específico.
QUAL OBJETIVO DE UM BLOG
Não somente comunicar sobre o que você gosta de escrever mais também ser descoberto e visitado pelo seu público alvo.
Ainda assim o objetivo principal é conectar você ao público e classificar seu site nas primeiras listas do Google para aumentar a visibilidade.
Para isso precisa aplicar técnicas de SEO nas publicações. Elas são técnicas para otimizar o post para os mecanismos de busca do Google.
O QUE NÃO É RECOMENDADO FAZER EM BLOGS
Blogs são plataformas para levar conhecimento, no entanto eles devem ser feitos com seriedade e respeito.
E nunca para:
- Usar a ferramenta um meio para inflamar injúrias, e discórdias e qualquer ato que venha denegrir pessoas.
- Copiar assuntos de outros blogs sem autorização ou sem fazer merecimento ao autor. Aliás essas práticas “queimam” a autoridade do dono (a) do blog que poderá responder por crimes autorais.
- Burlar as regras do Google fazendo atos ilícitos para classificar conteúdos na primeiras páginas de busca. Obviamente a intenção é a classificação e não tem muitos segredos ao não ser produzir muitos conteúdos relevantes e fazer bom uso das técnicas de SEO. O Google penaliza essas práticas.
PORQUE CRIAR UM BLOG
Posso afirmar que blogs mudam vidas quando são feitos com dedicação e persistência. Seus desafios são esmagadores no início. Mas quando se tem objetivos e sonhos você passa a ser motivado para continuar. Em minhas experiências citei as qualidades sobre porque criar um.
- Aumentam o conhecimento
A partir do momento que você colocar seu blog no ar você descobre um novo mundo. E você não precisa ser um especialista para começar, e se for está no lugar certo. Pois as pessoas gostam de saber das experiências dos blogueiros, sobre a produtividade, como ele consegue economizar e até como administra o blog. No entanto mesmo que especialista ou não você precisa buscar conhecimento que vão desde a manusear a ferramenta à encontrar novos insights.
- Descoberta de novas habilidades
Escrever não é uma arte, é habilidade, e um novo blogueiro deve aprender a estruturar bons textos, fazer uso de palavras mas coerentes. Até porque a escrita pode chamar ou afastar leitores. No entanto você pode encontrar novas habilidades pelo qual nunca imaginou que teria através do blog.
- Possibilita o autoconhecimento
Um blog exige muito mais do que podemos pensar no início. E pensar em desistir nunca será uma novidade, contudo se você gosta de compartilhar conhecimento e se sente bem em fazê-lo, você verá como parte da sua missão aqui na terra. Isso será gratificante e estará em paz consigo mesmo.
- Gerar renda
No começo parece um sonho distante. Contudo essa é a beleza dos blogs, eles permitem escolher a melhor forma e a que mais gosta de monetizar. Pode ser desde uma lojinha a parcerias com empresas ou blogueiras. Com boas estratégias eles passam a gerar receitas passiva, que podem ser através de conteúdos, anúncios, banners e também email marketing.
FINALIZANDO
Essas informações devem ter lhe orientado, sobre o mundo dos blogs. E se você pretende usar blog para ganhar uma renda extra, saiba que esse é melhor forma para você começar, pois logo depois de gerar sua primeira renda com blog vai se sentir incrível por isso. Contudo isso só será possível com muito uma parte de esforço e dedicação sua.
Eu vou ajudá-la a desvendar esse mundo sem dificuldades,e se você gostou desse post deixe aqui um comentário.Vou achar incrível!
Espero ter esclarecido sua dúvida e que você tenha aprendido algo importante quando se trata do mundo dos blogs.
Se você está pensando em criar um ou já tem um projeto a caminho, sua próxima etapa é trabalhar no conteúdo para manter seus futuros leitores satisfeitos e envolvidos.
Você vai adorar também: Como criar nome para seu blog com essas 6 Fórmulas incríveis